Interatividade

A interactividade num ambiente virtual consiste na possibilidade de o utilizador dar instruções ao sistema através de acções efectuadas neste e nos seus objectos. O sistema, em função destas acções, transforma-se e adapta-se, criando novas situações ao utilizador.


O utilizador pode, por exemplo, movimentar-se num ambiente virtual 3D efectuando acções sobre os objectos que o compõem. A simples movimentação do utilizador vai implicar que o sistema tenha de gerar e actualizar as imagens do ambiente virtual correspondentes à nova perspectiva.






Características ou Componentes

A interactividade tem como características ou componentes:

• A comunicação, que estabelece uma transmissão recíproca entre o utilizador e o sistema, através de dispositivos periféricos ligados ao sistema;

• O feedback, que permite regular a manipulação dos objectos do ambiente virtual a partir dos estímulos sensoriais recebidos do sistema pelo utilizador;

• O controlo e a resposta, que permitem ao sistema regular e actuar nos comportamentos dos objectos do ambiente virtual;

• O tempo de resposta, que é o tempo que decorre entre a acção do utilizador sobre um dos objectos do ambiente virtual e a correspondente alteração criada pelo sistema;

• A adaptabilidade, que é a capacidade que o sistema possui de alterar o ambiente virtual em função das acções do utilizador sobre os objectos destes.



Níveis segundo a relação Homem-Máquina

Na relação Homem-máquina podem ser identificados os níveis de interactividade reactiva, coativa e proativa.

No nível de interactividade reativa, o utilizador tem um controlo limitado sobre o conteúdo do ambiente virtual. A interacção e o feedback são controlados pelo sistema e seguem um caminho pré-programado, ou seja, o sistema controla o desenrolar da acção dos utilizadores.

No nível de interactividade coativa, o utilizador tem o controlo da sequência, do ritmo e do estilo das acções desenvolvidas sobre o conteúdo do ambiente virtual.
No nível de interactividade proativa. o utilizador tem o controlo da estrutura e do conteúdo das acções desenvolvidas no ambiente virtual, ou seja, o utilizador controla dinamicamente o desenvolvimento do conteúdo deste.





Níveis segundo a ação sensorial

Segundo a acção sensorial, os níveis de interactividade classificam-se em elevada, média e baixa.

No nível de interactividade elevada o utilizador está completamente imerso num ambiente virtual, onde são estimulados todos os seus sentidos.
No nível de interactividade média apenas alguns sentidos do utilizador estão a ser utilizados e exerce um controlo limitado sobre o desenrolar da acção num ambiente virtual.

No nível de interactividade baixa o utilizador não se sente como parte do ambiente virtual e apenas alguns dos seus sentidos estão a ser utilizados.



Tipos de Interatividade

Os diferentes tipos de interactividade podem classificar-se em: linear, de suporte, hierárquica, sobre objectos, reflexiva, de hiperligação, de actualização e construtiva.

No tipo de interactividade linear, o utilizador pode definir o sentido da sequência das acções desenvolvidas no ambiente virtual, mas apenas acedendo à seguinte ou à precedente. Numa interacção linear as acções são mais simples de gerar. Este tipo de interactividade desenvolve-se de forma reactiva.

No tipo de interactividade de suporte, o utilizador recebe do sistema apoio sobre o seu desempenho através de simples mensagens de ajuda a complexos manuais. Este tipo de interactividade desenvolve-se de forma reactiva.

No tipo de interactividade hierárquica, o utilizador navega no sistema através de um conjunto predefinido de opções, podendo seleccionar um trajecto. Este tipo de interactividade desenvolve-se de forma reactiva.

No tipo de interactividade sobre objectos, o utilizador activa objectos usando o rato ou um outro dispositivo apontador para obter respostas do sistema.

No tipo de interactividade reflexiva, o sistema efectua perguntas que o utilizador responde. Este pode comparar as suas respostas com as de outros utilizadores ou com as de especialistas, permitindo, desta forma, uma reflexão sobre as mesmas. Este tipo de interactividade desenvolve-se de forma proactiva.

No tipo de interactividade de hiperligação. o sistema define as ligações necessárias para garantir que o acesso aos seus elementos, por parte do utilizador, seja assegurado por todos os trajectos possíveis ou relevantes, criando um ambiente flexível. Este tipo de interactividade desenvolve-se de forma proactiva.

No tipo de interactividade de actualização, a interactividade entre o sistema e o utilizador permite gerar conteúdos actualizados e individualizados em resposta às acções do utilizador.
Este tipo de interactividade pode variar de um formato simples de perguntas e de respostas até formatos mais complexos que podem incorporar na sua construção componentes de inteligência artificial. Este tipo de interactividade desenvolve-se de forma proactiva.

No tipo de interactividade construtiva, o utilizador constrói um modelo a partir do manuseamento de objectos componentes deste, atingindo um objectivo específico. Para tal, o utilizador tem de seguir uma sequência correcta de acções para que a tarefa seja concluída. Este tipo de interactividade é uma extensão do tipo de interactividade de actualização e desenvolve-se de forma proativa.

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