Interatividade
A interactividade num
ambiente virtual consiste na possibilidade de o utilizador dar instruções ao
sistema através de acções efectuadas neste e nos seus objectos. O sistema, em
função destas acções, transforma-se e adapta-se, criando novas situações ao
utilizador.
O utilizador pode,
por exemplo, movimentar-se num ambiente virtual 3D efectuando acções sobre os
objectos que o compõem. A simples movimentação do utilizador vai implicar que o
sistema tenha de gerar e actualizar as imagens do ambiente virtual
correspondentes à nova perspectiva.
Características ou
Componentes
A interactividade tem
como características ou componentes:
• A comunicação, que
estabelece uma transmissão recíproca entre o utilizador e o sistema, através de
dispositivos periféricos ligados ao sistema;
• O feedback, que
permite regular a manipulação dos objectos do ambiente virtual a partir dos
estímulos sensoriais recebidos do sistema pelo utilizador;
• O controlo e a
resposta, que permitem ao sistema regular e actuar nos comportamentos dos
objectos do ambiente virtual;
• O tempo de
resposta, que é o tempo que decorre entre a acção do utilizador sobre um dos
objectos do ambiente virtual e a correspondente alteração criada pelo sistema;
• A adaptabilidade,
que é a capacidade que o sistema possui de alterar o ambiente virtual em função
das acções do utilizador sobre os objectos destes.
Níveis segundo a relação Homem-Máquina
Na relação
Homem-máquina podem ser identificados os níveis de interactividade reactiva,
coativa e proativa.
No nível de
interactividade reativa, o utilizador tem um controlo limitado sobre o
conteúdo do ambiente virtual. A interacção e o feedback são controlados pelo
sistema e seguem um caminho pré-programado, ou seja, o sistema controla o
desenrolar da acção dos utilizadores.
No nível de interactividade
coativa, o utilizador tem o controlo da sequência, do ritmo e do estilo das
acções desenvolvidas sobre o conteúdo do ambiente virtual.
No nível de
interactividade proativa. o utilizador tem o controlo da estrutura e do
conteúdo das acções desenvolvidas no ambiente virtual, ou seja, o utilizador
controla dinamicamente o desenvolvimento do conteúdo deste.
Níveis segundo a ação sensorial
Segundo a acção
sensorial, os níveis de interactividade classificam-se em elevada, média e
baixa.
No nível de
interactividade elevada o utilizador está completamente imerso num ambiente
virtual, onde são estimulados todos os seus sentidos.
No nível de
interactividade média apenas alguns sentidos do utilizador estão a ser
utilizados e exerce um controlo limitado sobre o desenrolar da acção num
ambiente virtual.
No nível de
interactividade baixa o utilizador não se sente como parte do ambiente virtual
e apenas alguns dos seus sentidos estão a ser utilizados.
Tipos de Interatividade
Os diferentes tipos
de interactividade podem classificar-se em: linear, de suporte, hierárquica,
sobre objectos, reflexiva, de hiperligação, de actualização e construtiva.
No tipo de
interactividade linear, o utilizador pode definir o sentido da sequência das
acções desenvolvidas no ambiente virtual, mas apenas acedendo à seguinte ou à
precedente. Numa interacção linear as acções são mais simples de gerar. Este
tipo de interactividade desenvolve-se de forma reactiva.
No tipo de
interactividade de suporte, o utilizador recebe do sistema apoio sobre o seu
desempenho através de simples mensagens de ajuda a complexos manuais. Este tipo
de interactividade desenvolve-se de forma reactiva.
No tipo de
interactividade hierárquica, o utilizador navega no sistema através de um
conjunto predefinido de opções, podendo seleccionar um trajecto. Este tipo de
interactividade desenvolve-se de forma reactiva.
No tipo de
interactividade sobre objectos, o utilizador activa objectos usando o rato ou
um outro dispositivo apontador para obter respostas do sistema.
No tipo de
interactividade reflexiva, o sistema efectua perguntas que o utilizador
responde. Este pode comparar as suas respostas com as de outros utilizadores ou
com as de especialistas, permitindo, desta forma, uma reflexão sobre as mesmas.
Este tipo de interactividade desenvolve-se de forma proactiva.
No tipo de
interactividade de hiperligação. o sistema define as ligações necessárias para
garantir que o acesso aos seus elementos, por parte do utilizador, seja
assegurado por todos os trajectos possíveis ou relevantes, criando um ambiente
flexível. Este tipo de interactividade desenvolve-se de forma proactiva.
No tipo de
interactividade de actualização, a interactividade entre o sistema e o
utilizador permite gerar conteúdos actualizados e individualizados em resposta
às acções do utilizador.
Este tipo de
interactividade pode variar de um formato simples de perguntas e de respostas
até formatos mais complexos que podem incorporar na sua construção componentes
de inteligência artificial. Este tipo de interactividade desenvolve-se de forma
proactiva.
No tipo de
interactividade construtiva, o utilizador constrói um modelo a partir do
manuseamento de objectos componentes deste, atingindo um objectivo específico.
Para tal, o utilizador tem de seguir uma sequência correcta de acções para que
a tarefa seja concluída. Este tipo de interactividade é uma extensão do tipo de
interactividade de actualização e desenvolve-se de forma proativa.






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