Realidade Virtual

A realidade virtual consiste na simulação de ambientes através do computador, permitindo aos utilizadores interagir, visualizar e manipular objectos destes ambientes virtuais. Podendo estes ser recriações a partir do ambiente real ou criações originais.

A implementação de um sistema de realidade virtual requer a existência de um sistema multimédia interactivo bastante desenvolvido, com formação de gráficos 3D interactivos em tempo real. Por outro lado, quando se pretende a estimulação de outros sentidos para além da visão, é necessária a utilização de equipamentos específicos.

Estes ambientes virtuais são, actualmente, utilizados na maioria das áreas do conhecimento e das actividades humanas, como medicina, arquitectura, engenharia, educação, entretenimento e treino de actividades desportivas e profissionais. Permitem colocar-nos, a nós utilizadores, face a novas situções sejam elas possiveis ou impossíveis de forma a uma aprendizagem mais segura.

A imersão, a interacção e o envolvimento constituem aspectos fundamentais necessários à implementação da realidade virtual.






Simulação da realidade

A simulação da realidade é uma imitação de um sistema do mundo real. A simulação tenta representar certos aspectos do comportamento de um sistema físico ou abstracto através do comportamento de outro sistema.
A realidade virtual permite simular virtualmente experiências do mundo real, economizando tempo e dinheiro e atingindo objectivos que. muitas vezes, não seriam tão fácilmente alcançados. Por exemplo, é possível aos biólogos simular alterações em ecossistemas e testar hipóteses sobre o seu equilíbrio.



Realidade Imersiva e não Imersiva

A realidade imersiva consiste na sensação de inclusão experimentada pelo utilizador de um ambiente virtual, ou seja, o utilizador sente-se dentro do ambiente e a interagir com os seus elementos. Para produzir no utilizador esta sensação, o sistema tem de conseguir estimulá-lo sensorialmente, utilizando diversos dispositivos, como o capacete de visualização (head-mounted display), as luvas de dados (datagloves) e os auscultadores (headphones) . Além destes, é importante considerar outros aspectos na imersão, como o lugar utilizado, a forma como é efectuada a projecção, a posição e as deslocações do utilizador, a distância do utilizador aos controlos e a qualidade do som.

A realidade não imersiva, ao contrário da realidade imersiva, consiste na sensação de não inclusão experimentada pelo utilizador de um ambiente virtual, ou seja, neste caso o utilizador não se sente como parte do ambiente. É considerado ambiente não imersivo a visualização de imagens tridimensionais através de um monitor e em que o utilizador interage com os elementos do ambiente virtual através de dispositivos como o rato, o teclado e o joystick.

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