Realidade Virtual
A realidade virtual consiste na simulação de ambientes
através do computador, permitindo aos utilizadores interagir, visualizar e
manipular objectos destes ambientes virtuais. Podendo estes ser recriações a
partir do ambiente real ou criações originais.
A implementação de um sistema de realidade virtual requer a
existência de um sistema multimédia interactivo bastante desenvolvido, com
formação de gráficos 3D interactivos em tempo real. Por outro lado, quando se
pretende a estimulação de outros sentidos para além da visão, é necessária a
utilização de equipamentos específicos.
Estes ambientes virtuais são, actualmente, utilizados na
maioria das áreas do conhecimento e das actividades humanas, como medicina,
arquitectura, engenharia, educação, entretenimento e treino de actividades
desportivas e profissionais. Permitem colocar-nos, a nós utilizadores, face a
novas situções sejam elas possiveis ou impossíveis de forma a uma aprendizagem
mais segura.
A imersão, a interacção e o envolvimento constituem aspectos
fundamentais necessários à implementação da realidade virtual.
Simulação da realidade
A simulação da realidade é uma imitação de um sistema do
mundo real. A simulação tenta representar certos aspectos do comportamento de
um sistema físico ou abstracto através do comportamento de outro sistema.
A realidade virtual permite simular virtualmente
experiências do mundo real, economizando tempo e dinheiro e atingindo
objectivos que. muitas vezes, não seriam tão fácilmente alcançados. Por
exemplo, é possível aos biólogos simular alterações em ecossistemas e testar
hipóteses sobre o seu equilíbrio.
Realidade Imersiva e não Imersiva
A realidade imersiva consiste
na sensação de inclusão experimentada pelo utilizador de um ambiente virtual,
ou seja, o utilizador sente-se dentro do ambiente e a interagir com os seus
elementos. Para produzir no utilizador esta sensação, o sistema tem de
conseguir estimulá-lo sensorialmente, utilizando diversos dispositivos, como o
capacete de visualização (head-mounted display), as luvas de dados (datagloves)
e os auscultadores (headphones) . Além destes, é importante considerar outros
aspectos na imersão, como o lugar utilizado, a forma como é efectuada a
projecção, a posição e as deslocações do utilizador, a distância do utilizador
aos controlos e a qualidade do som.
A realidade não
imersiva, ao contrário da realidade imersiva, consiste na sensação de não
inclusão experimentada pelo utilizador de um ambiente virtual, ou seja, neste
caso o utilizador não se sente como parte do ambiente. É considerado ambiente
não imersivo a visualização de imagens tridimensionais através de um monitor e
em que o utilizador interage com os elementos do ambiente virtual através de
dispositivos como o rato, o teclado e o joystick.




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